FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONSELHO DE EDUCAÇÃO PEDE EXONERAÇÃO EM SEV. MELO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MARIA ANTONIA (de branco) - SUPRESA COM ATITUDE DO CONSELHO
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - JOSÉ lUIS - PRESIDENTE
SERVIDORES ATENTOS AO PRONUNCIAMENTO DO CONSELHO
Em audiencia publica realizada nesta terça feira 29/09, às 14:45 horas no Centro de convivencia do Idoso, o Conselho Municipal de Educação do municipio de Severiano Melo pede exoneração total. Esta atitude já vinha sendo cogitada por todos do conselho, mas parece que tanto a Secretária quanto o Prefeito Silvestre Monteiro, fizeram ouvido de mercado e subestimaram os conselheiros.
Todos os membros do conselho apresentaram requerimento de solicitação de afastamento a Secretaria de Educação, que neste ato estava com a titular da pasta presente, que é a professora Maria Antonia. Transcrevemos abaixo o inteiro teor do requerimento.
REQUERIMENTO
Venho através deste, requerer de Vossa Senhoria o meu afastamento do Conselho Municipal de Educação. Alego motivos de desapreço, desrespeito, falta de apoio do Poder Executivo e da Secretaria Municipal de Educação no que tange as tomadas de decisões do conselho, apoio financeiro e motivos pessoais. Quero ressaltar que foi uma honra poder ate agora ter participado efetivamente do processo de melhoramento educacional do nosso municipio. Percebo que na atual conjuntura o meu trabalho tem sido mal interpretado, não muito bem vindo e que o mesmo tem ocorrido com muitas dificuldades, o que não deveria existir, tendo em vista que mim foi colocado que teria total apoio por parte do Executivo e da Secretaria Municipal de Educação.
Desde já, agradeço a sua atenção e colaboração que se faz a este.
Com este requerimento, todos os membros do conselho afastaram-se dos seus cargos junto ao referido conselho.
O trabalho do conselho foi de seriedade e honestidade no que tange o uso racional dos recursos da educação e a qualidade do ensino. Trabalho este sempre deixado a margem pela secretária de educação e pelo prefeito, que sempre firmavam acordos de ajustes na melhoria educacional, mas por tras praticavam atos de pura politicagem e culpavam o conselho por estas ações.
Um exemplo deste descaso é o frequente atraso no pagamento dos servidores da educação junto ao FUNDEB, fechamento de escolas como a Cassimiro Monteiro em Boa Vista, e.t.c.
A crise não irá parar por ai. Sem o conselho os recursos não serão repassados ao municipio e enquanto não houver a comunicação ao minsiterio da educação e a devida autorização do mesmo para formação de um novo conselho, nossa educação vai igual a cantiga de perua - de pior a pior.
Cabe aqui uma investigação do Ministerio publico, para averiguar o descaso com a educação em nosso municipio. A secretária vai ter muito o que explicar.
Esperamos que o Poder Legislativo apoie esta iniciativa de demosntração de carater, honra e honestidade com o nosso povo por parte dos conselheiros.
E aqui fica o mais famoso ditado popular :" quem não pode com o pote, não pega na rudia". E o conselho fez o correto, não teve ajuda pra realizar o que merecia em nossa educação, um ajuste real e necessario.
Apoiamos incodicionalmente a atitude dos conselheiros.

12 comentários:

  1. se com um conselho atuante, a educação chegou ao fracasso q esta, imagine sem ele, ou com um formado por quem o preeito mande.
    parabens aos conselheiros, façam acontecer.

    ResponderExcluir
  2. maria antonia, peça pra sair voce nao esta mais co m a mesma garra do outro mandato. parce donato.

    ResponderExcluir
  3. ja tao xamando donato de saia

    ResponderExcluir
  4. silvestre falava de genildo que os secretarios atendia mau o povo pois bem,amarau tai pra da batido no povo tem pobre q sai xorando e os vereadores tem medo e nao diz nada,maria antonia donato ta acabando com a educaçao e tem uma fera na direçao do opital q so vive da coloca o dedo na cara do povo xama sde marta,ta ganhando pras pintas no tempo de geniudo,parabem prefeito continui assim esse eo TROCO q vose ta dando ao povu q voto no 40.E TOME 40

    ResponderExcluir
  5. O manda xuva da pm de sev melo ta fazendo escolinha ja tem o mais novo babao ditador bruno

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente com os d+ comentarios...Infelizmente a "situação" esta lastimavel, e é muito triste ver uma situação como esta, esperamos que essa TSUNAME passe logo...Infelizmente os resultados serão uma catastrofe...Mesmo não morando em Severiano Melo,mas considero-me dessa terrinha querida.(Francisca Pinto)

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkk donato de saia!!!rsrsrs

    ResponderExcluir
  8. O Mito da Caverna
    No seu livro VII da República, Platão narra o Mito da Caverna. Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade. Para ele “livre é quem pensa” e aquelas pessoas que resolvem fechar a sua mente para o conhecimento vive acorrentados em uma caverna vivendo as sombras do que é dito por aqueles que vivem fora da caverna. Assim, podemos perceber que é somente através do conhecimento, sabedoria e persistencia que conseguire, sair da caverna e enxergar o mundo em nossa volta.
    Para a nossa tristeza, percebemos que infelizmente muitas pessoas preferem viver nessa escuridão, acorrentados e odiando a luz o esclarecimento, e por isso se torna alienada e passa a assumir uma postura anticidadania, antiética, antdemocrática, passando a ver só o seu lado e pior a criticar os que buscam sair da caverna. Por que estou dizendo isso? O fato é que muitos criticaram a posição assumida pelo Conselho Municipal de Educação de Severiano Melo/RN, de se afastar definitivamente das suas representatividades. Para muitos, assumimos uma postura de fraqueza, para outros de covardia e talvez outros tristeza ou alegria. Mas é facil falar de assuntos que não conhecemos e tão pouco queremos conhecer. Para esclarecimento de toda a comunidade Severianense passarei a explicar os motivos desse afastamento em massa do CME. (Conselho Municipal de Educação)
    Quando entramos no Conselho tinhamos como principal objetivo, estudar, obter conhecimento para que pudessemos junto com a comunidade severianense proporcionar o que há de melhor em educação. Que todos os trabalhadores da educação pudessem trabalhar de forma mais satisfatória, prazerosa, onde pudessemos dar aulas com alegria e que juntos pudessemos elevar o IDEB do nosso município. Não só isso, mas também, que os nossos alunos pudessem conhecer e exercer sua cidadania de forma participativa e justa. Mas esses ideais foram ofuscados pelo egoismo, indivudualismo e o pior pela falta de conhecimento dos que preferem passar a vida inteira sofrendo, podendo contribuir para que a nossa educação fosse muito melhor. Para a nossa maior tristeza, alguns que poderiam tar nos defendendo, e que se juga um defençor social, passaram a desconjurar o nosso protesto por entregar as nossa representatividades. Nos deixa mais triste ainda, alguns colocarem a culpa só na nossa Secretária de Educação usando-a como bode expiatório de toda uma conjuntura que todos somos culpado por a nossa educação não melhorar significativamente. Pois diante disso, podemos nos interrogar: Cadê os nossos queridos professores? Cadê os nossos queridos pais? Cadê os nossos Vereadores? Cadê o Poder Execultivo? Será que a culpa por todos esses atropelos que vem sofrendo o nosso município é culpa só da Secretaria de Educação. A verdade é que o nosso Conselho foi usado de má fé, alvo de desapreço, desrespeito, falta de apoio do poder Executivo no que tange as tomadas de decisão do conselho. E que diante das injustiças que vimos e de outras que mencionamos na Assembléia geral no dia 29 de setembro no CCI, sabe os motivos do protesto e do afastamento do Conselho. Para a nossa tristeza alguns que não foram a reunião, distorceram as coisas e passaram a idéia errônea de que estávamos lutando por objetivos egoístas. Para mim esses precisam sair um pouco da caverna e ver com a luz do conhecimento o trabalho digno que merece cada um desses membros que dedicaram tempo, esforço, muitas vezes enfrentado seus familiares para defender o que consideramos ser melhor para a Educação das nossas futuras gerações. A todos esses, merecem elogio e não um sinal de fraqueza, pois como explicado para os que estavam na Assembléia, ficaria muito difícil defender o nosso direito se tinha duas Leis que a nosso ver geraria inconstitucionalidade do nosso trabalho.
    Apelamos para que um dia possamos juntos sair da caverna, e buscar o conhecimento, a luz para que possamos validar a justiça, a ética, a cidadania que tanto ansiamos.

    ResponderExcluir
  9. onde estãoos outros blogs de nossa bom lugar? o portal nao falou nada e o pouco quedisse ainda errou pois pelo quesei maria antonia nõa é presidente do conselho. e por que eles nao liberam para comentarios?

    ResponderExcluir
  10. Hitler queria ser maior que Napoleão, que queria ser maior que Alexandre "o Grande", que queria ser maior que Hércules, que nunca existiu. Não existe alguém melhor ou pior que você, mesmo que isso não passa de um mito.(Autor Desconhecido).Parabenizo à todos ex-conselheiros pelo trabalho brilhante que fizeram em nosso municipio,em tão pouco tempo,precisamos de muitos cidadãos como vocês, que não querem ser mais que Napoleão e nem menos que Hercules,mas,sim ser apenas cidadãos dignos e honesto como foi o C.M.E, mostrando para toda a sociedade severianense que é possível sim, uma ruptura em um sistema consolidado,infelizmente muitos não estão preparados para viver essa fase,preferem viver o dogma já existente,implantado por imperadores que fizeram a história da humanidade.Mas o que aconteceu com todos Eles?De quem foi a culpa?Onde estão nosso direitos?Essas entre outras interrogações ficaram infelizmente à serem esclarecidas,não pelo o C.M.E,mas,por nossas autoridades que calaram-se,deixando a sociedade sem entender realmente o que aconteceu,pairando assim uma hipocresia incábivel,inaceitável para a era em que vivemos.Creio que o objetivo central do C.M.E,não era ofender ninguém,muito menos humilhar algum cidadão como surgiu o boato,tirando o foco do assunto central,mas sim, dá uma educação de qualidade aos nossos queridos estudantes,onde estes possam mostrar resultados de nosso trabalhos,esforço e dedicação que temos em ser educador,pois como sabemos é um direito e dever educação de qualidade.Certamente esse fato marcará para sempre na história dessa pequena cidade,assim como:Hitler,Napoleão,Alexandre,Hercules,o C.M.E,deixou seu legado nessa pequenina,demostrando o quanto foram guerreiros,desbravadores de mares,simplesmente revolucionários em uma terra chamada, Severiano Melo,que dias após dias "caminha a passo de formiga e sem vontade...Lulu Santos",torçamos para que os "Tempos Modernos",chegue logo e que assim possamos sair do "Mito das Cavernas".

    ResponderExcluir
  11. Conqordu con o cuarto comemtariu...o dismamtelo tá taum grande nese mamdatu ta taum doidu q ater o pciquiatra q atemdia u povu foi butatu prá fora e naum atemdi mas na boa vita e neim na maiada butarum um veio caducú doidu qui nem sabi maiis de nada vai matar e u povu.Quader os vereador dessis povu!de maiada e daqui de boa vita?voute o outo doultou veriador !arouxe a secrataria i o ti dela vá mamdar im apudi e naum i severiano,fui 40 i voultei nu veriador dele daqui de boa vista i num aceitu ese veio consultamdu aqui naum iso e una vergoia prefeitu!tudu qui diseram e verddadi i tomi nu ispinhaçu i tomi 40!

    ResponderExcluir
  12. o blog é liberado sim para cométarios vcs é que não sabe postar, pois parece que tem medo de aparecer. aninha.

    ResponderExcluir