FM Bom Lugar Ao Vivo

domingo, 21 de março de 2010

Emparn integra rede para desenvolvimento da caprinocultura e da ovinocultura no Nordeste

Embrapa e Organizações Estaduais de Pesquisa criam rede para desenvolvimento da caprinocultura e da ovinocultura no Nordeste
A Rede de Inovação Tecnológica da Caprinocultura e Ovinocultura do Nordeste (RICO), foi criada através da assinatura de termo de parceria, entre a Embrapa Caprinos e Ovinos e as Organizações Estaduais de Pesquisa do Rio Grande do Norte (Emparn), Bahia (EBDA), Pernambuco (IPA) e Paraíba (Emepa), durante o encontro anual dos chefe dos centros da Embrapa, da região Nordeste.
O objetivo da RICO é aproximar equipes das instituições parceiras para atuar de forma conjunta em ações de pesquisa e inovação a fim de ampliar a inserção de produtos, processos e serviços para as cadeias produtivas da caprinocultura e da ovinocultura no Nordeste. De acordo com o chefe geral da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE), Evandro Holanda Júnior, por meio do trabalho da rede "vamos conseguir dar respostas mais rápidas para o setor e acelerar o processo de geração e transferência de tecnologias".
Os eixos de atuação da rede serão alimentação e nutrição, coleta, apropriação e disponibilização do conhecimento e tecnologia, forragicultura, gestão do negócio (mercado, comercialização, associativismo, modelos de arranjos), meio ambiente, melhoramento genético, recursos genéticos, reprodução animal, sanidade animal, sistema de produção sustentável e tecnologias para agregação de valor a produtos.
A RICO será coordenada por um Comitê Gestor, com mandato de dois anos, formado por seis representantes, sendo três da Embrapa, um da Emepa, um da Emparn e um do IPA, cabendo a coordenação geral à Embrapa. Serão formados também Comitês Estaduais para supervisionar e acompanhar a execução dos trabalhos. Segundo presidente da Emparn, Henrique Santana, essa é uma oportunidade de integrar mais as empresas de pesquisa, e com isso que ganha são os produtores " Com a pesquisa em rede, integrada o produtor rural vai ter um acesso maior as pesquisas, que serão desenvolvidas com mais diversidade, já que todos os pesquisadores da área vão trabalhar de forma integrada".

EMPARN FOI SEDE DA REUNIÃO ANUAL DOS CENTROS DA EMBRAPA , DA REGIÃO NORDESTE
Durante dois dias estivera reunidos aqui em Natal, os chefes gerais dos centros de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O encontro foi quinta e sexta-feira ( 25 e 26 de fevereiro), no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE).
Um dos objetivos da reunião, era melhorar a articulação de pesquisas entre as unidades da Embrapa / Nordeste, e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), ocasião em que o presidente da Emparn, Henrique Eufrásio de Santana Júnior, apresentou para os chefes dos centros de pesquisa, as demandas de pesquisa agropecuária e agroindustrial, do Rio Grande do Norte, estrutura de pesquisa: pessoal, infra-estrutura das bases físicas e laboratórios, como também as principais ações de transferência de tecnologia desenvolvida pela Emparn, em todo o Estado, levando a pesquisa ao campo.
Os chefes gerais da unidades da Embrapa, também fizeram apresentações sobre as possibilidades de articulação e colaboração com a Emparn.
Participaram da reunião: Embrapa Caprinos e Ovinos, Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE) Embrapa Algodão (Campina Grande, PB) Embr

fonte:emparn

Nenhum comentário:

Postar um comentário