FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Trabalhador popular começa a ser certificado pelo Mec

Brasília (11.05.2010) - A Rede Nacional de Certificação Profissional vai abrir inscrições em 17 estados, certificando trabalhadores que dominam um ofício mas não possuem diploma.
Na primeira fase da Rede Certific serão beneficiados trabalhadores das áreas de pesca e aquicultura, turismo e hospitalidade, construção civil, eletroeletrônica e música. Os interessados deverão se submeter a testes pedagógicos e comprovar a experiência profissional. Estima-se que 10 mil trabalhadores sejam certificados no próximo semestre. Redes estaduais e privadas poderão aderir à rede para ampliar o atendimento, ingressando na Rede Certific, uma iniciativa dos Ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego.
Caso se constatem deficiências técnicas, a própria escola qualificará o trabalhador. Em caso de defasagem escolar, ele será encaminhado a uma escola de educação básica. Depois, receberá o diploma. Inicialmente serão 38 perfis profissionais aptos à certificação.

- É papel do Estado reconhecer o que a pessoa aprendeu, seja na vida ou em uma escola. Essa política resgata a cidadania e inclui milhares de pessoas, disse Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário