FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 7 de setembro de 2010

TURMA DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA- BOA VISTA VISITA ASSOCIAÇÃO

Alunos recebem explicações sobre hortas.
 alunos e professores no meio dos canteiros de coentro
 conhecendo as variedades e os tipos de sementes

O Programa dos Governos Estadual e Federal, PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA, tem uma turma no município de Severiano Melo, mais especificamente na comunidade rural de Boa Vista. A aulas tiveram inicio no dia 27 de abril, e constam de tempo escola e tempo comunidade, neste ultimo os alunos realizam pesquisas e visitas a projetos e/ou locais de significancia educacional para os alunos.
 Uma dessas visitas foi realizada na Associação dos Agricultores e Agricultoras de Ipoeira, onde exitse um projeto de produção de verduras e hortaliças. Projeto este que teve o financiamento do Programa de Desenvolvimento solidário - PDS do governo do Estado do RN. São 16 famílias beneficiadas com o projeto, mas que 812 familias recebem semanalmente coentro e cebolinha colhidos pelos associados.
 Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto e ouvir os relatos da história das familias ali associadas, onde a comunidade de ipoeira era uma das mais sofridas por falta de água. O resultado das visita foi excelente, uma vez que algumas pessoas ainda são descrentes no associativismo, mas os alunos que participaram da visita ficaram encantados com os resultados. Só para termo uma idéia, em 28 dias teve socio que ganhou com a produção de verduras, algo em torno de um salario minimo. é o resultado de um programa fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar, pois gera emprego e renda. É o Programa de Desenvolvimento Solidário do governo do Estado com o banco mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário