FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Campanha para diagnostico do cancer de mama, começa no RN

Outubro Rosa foca na importância do diagnóstico precoce do câncer de mama


Com objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama no Rio Grande do Norte, a Liga Norteriograndense Contra o Câncer realiza, pelo segundo ano consecutivo, o Outubro Rosa - movimento que surgiu nos Estados Unidos em 1997. O evento ganhou esse nome em alusão à cor rosada da auréola do seio, a sexualidade e a perpetuação da vida, através da lactação. A abertura oficial do evento será hoje, às 9h, na recepção do Centro Avançado de Oncologia (Cecan).
Durante todo o mês dezenas de palestras serão realizadas como forma de incentivar as mulheres a procurar o mastologista e realizar os exames preventivos. Além dos profissionais da Liga, os grupos Rede Feminina e Despertar formados por mulheres vítimas da doença vão se revezar ministrando palestras e alertando sobre o diagnóstico precoce em fábricas, instituições públicas, escolas, hospitais e igrejas.
Mastologista há mais de 40 anos e membro da superintendência da Liga, Ivo Barreto chama atenção para a importância das mulheres procurarem o médico especialista em mama, pelo menos uma vez por ano. Os profissionais da Liga objetivam que cada pessoa que assista as palestras se transforme em agente multiplicador e alerte em torno de cinco amigos e familiares sobre a doença.
A expectativa é de que o RN registre, em 2010, uma média de 500 novos casos.
De acordo com o médico, o autoexame, amplamente difundido como um dos métodos de prevenção, só detecta tumores em estágio avançado. "Claro que é importante a mulher se conhecer, porém é indispensável que procure o mastologista que através da consulta clínica e exames específicos vai poder fazer um diagnóstico mais preciso", destacou o médico.
Entre os exames solicitados pelo mastologista como forma de detectar o câncer de mama precoce, estão mamografia, ultrassonografia, citológico, ressonância magnética e ductoscopia (exame feito nos ductos mamários). Esses exames são de extrema relevância para que a mulher que tenha confirmado o diagnóstico da doença possafazer o tratamento e ser curada sem que seja necessária a mutilação da mama.
Rede pública

Uma das mais importantes bandeiras levantadas pela mobilização refere-se à importância da mamografia, exame garantido pela Lei Federal 11.664/08, às mulheres a partir dos 40 anos na rede pública de saúde.

Serviço
Lançamento do Outubro Rosa

Local: Cecan, Avenida Amintas Barros, 4488
Horário: 9h
Por Erta Souza, do Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário