FM Bom Lugar Ao Vivo

domingo, 12 de dezembro de 2010

SEMINÁRIO CAPACITANDO VEREARORES E ASSESSORES

Aconteceu nos dias 08,09 e 10/12 o Seminário Capacitando Vereadores do Brasil. O evento ocorreu no Piramide Hotel em Natal e foi organizado pela ABRACAM. A presença de Vereadores do nosso Estado deixou a desejar, mesmo assim algum vereadores participaram do evento, dentre eles vereadores de São José do Mipibú; São Paulo do Potengi, Macaiba, Montanhas; Mossoró com assessora e Rodolfo Fernandes com apenas a presença do contador da Câmara, Dr. Brito e Apodi, onde estiveram presentes o Presidente da Casa, Vereador João Evangelista, o Vereador Chico de Marinete e o Assessor parlamentar Elano Ferreira. 
Os temas varianram desde: Ética na vida pública; controle interno e função fiscalizadora da Câmara até Reforma da Lei Orgânica e do Regimento Interno. 
Nas esplanações ficou claro o importante papel do vereador, bem como as dificuldades enfrentadas pelas Câmaras Municipais frente as interpretações das leis por parte dos tribunais de contas e do judiciário. O Dr. Cesar Assis ressaltou a importancia dos vereadores e das Câmaras estarem juntas a ABRACAM, uma vez que a instituição foi quem mais lutou para evitar a aprovação de um projeto de lei na Câmara Federal onde o mesmo previa que municipios com menos de 50.000 habitantes os vereadores não teriam remuneração. "O trabalho escravo acabou no País." ressaltou Dr. Cesar.
O Presidente da Câmara de Apodi, fez exposição dos trabalhos realizados pelo legislativo apodiense e destacou-se ao final do encontro, tendo sido eleito o Presidente da ABRACAM - Associação Brasileira das Câmaras Municipais, a nível de RN. Também ressaltou a importância não só da presença dos vereadores, mas também de seus acessores, uma vez que é preciso ter boa assessoria para poder ter um bom trabalho legislativo, por isto estamos aqui, " a Câmara de Apodi investiu na assessoria e esta aqui representada por dois vereadores e o assessor Elano, que tem desempenhado papel importante na Casa Legislativa apodiense. Ressalto ainda que eu e o vereador Chico de Marinete estamos aqui sem nenhum ônus para a Casa do Povo, uma vez que apenas a assessoria esta sendo assistida pelo legislativo."
Ficou evidente em todas as palestras o importante papel dos vereadores, e também a necessidade de atualização das leis orgânicas e Regimentos internos, pois os mesmos encontram-se na sua maioria atrasados em relação a Constituição Federal que já sofreu diverssas emendas. E o mais essencial é que as Câmaras procurem pessoas que conheçam o tema e possam fazer mudanças que fortaleçam o legislativo e o povo.
Vereador Chico de Marinete, Assessor Elano, Vereador João Evangelista e Dr. Brito (contador)



Nenhum comentário:

Postar um comentário