FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 22 de março de 2011


Dia Mundial da Água

João Maia discursa como representante do Partido da República – PR em sessão solene na Câmara em homenagem ao Dia Mundial da Água

O deputado federal João Maia representou o Partido da República – PR na sessão solene da Câmara dos Deputados no Plenário Ulysses Guimarães, nesta segunda-feira (21), em homenagem ao Dia Mundial da Água, que será comemorado nesta terça-feira, dia 22 de março. Abaixo os principais trechos do discurso:
 
O deputado abriu o discurso falando da importância da água como fonte de vida e do trabalho desenvolvido pela Agência Nacional de Águas – ANA.

João Maia chamou a atenção da água como fonte de energia e para o fato de que não há falta de água.”Na verdade, há muita água poluída. Nós poluímos os rios, as fontes de água e o mar, o que é mais grave há, hoje, um processo de poluição do mar”, ressaltou.

O deputado também citou as tragédias ocorridas nas serras cariocas, em Recife, em Alagoas, no Paraná, em Minas Gerais, onde as chuvas — que sempre são bem-vindas — , em função de uma ação humana, de assoreamento dos rios e de construção em áreas onde não se deve construir, transformaram a água não só no líquido essencial à vida, mas também numa fonte de tragédia. As pessoas passam a ter medo de chuvas, porque não houve uma ação prévia que pudesse protegê-las das enchentes dos rios que cortam as cidades e das construções feitas em áreas de risco.

João Maia chamou atenção também para a necessidade de economizar um bem tão precioso. “É comum vermos uma torneira ligada enquanto a pessoa vai fazer outra atividade, porque ela não tem a consciência da importância de economizar água.

Durante o discurso, o deputado citou o Seridó e o processo de desertificação, reconhecido pela ONU. “Em compensação, no Rio Grande do Norte, onde nasci, há dois grandes reservatórios: a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a Barragem de Santa Cruz. Mas não temos uma gestão dessa água de forma adequada. E eu vou dizer por quê: como não sabemos se vai chover no ano seguinte, nossa tendência é economizar a água dos reservatórios. Não a usamos de forma racional, porque não sabemos se vai chover. Então, preferimos guardar a água. E quando chove, essa água causa tragédias, porque os reservatórios estão cheios. Quando chove acima da média ou na média, o comum é mandarmos a água para o mar, muitas vezes, causando danos a pessoas e animais.
Para encerrar, João Maia citou a transposição do Rio São Francisco como uma questão fundamental, mas mal interpretada. “Discute-se muito a transposição do Rio São Francisco. Inclusive, o nome está errado. Parece que queremos levar o Rio São Francisco para outro lugar, quando, na verdade, pensamos em levar um pouco de água do Rio São Francisco. Esse pouco de água tem uma função fundamental — não é só abastecer a região — , tem uma função reguladora. Se nós sabemos que poderemos dispor da água quando precisarmos, poderemos usar melhor os reservatórios que possuímos. Então, essa é uma questão fundamental, mal discutida e mal interpretada. O assoreamento do Rio São Francisco ou sua degradação não tem nada a ver com a transposição. A transposição vem levantar essa questão: que é preciso recuperar as margens, a fonte do rio. Mas, para nós, do semiárido, a transposição é fundamental. Não é só para termos água para beber, quando falta, ou dar para os animais; é para podermos fazer uma gestão da água que já temos”.Outra questão fundamental citada pelo deputado é foi a necessidade real de interligar as bacias. “Ao interligarmos as bacias, também damos um salto de qualidade na gestão da água. Isso porque a questão fundamental hoje é gerir a água que temos, impedir a sujeira da água e limpar a que está sendo suja”.

João Maia encerrou falando da importância do Congresso Nacional na discussão do tema e também: “Não podemos deixar apenas os 236 técnicos ANA tomarem conta deste Brasil, de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Eles precisam ser super-homens. Não vamos deixar isso só na mão da ANA. A cada dia que passa, se não tomarmos as iniciativas corretas, será mais grave a situação”, finalizou o deputado.

 
Deputado Federal João Maia
Assessoria de Comunicação
8899 0905

Nenhum comentário:

Postar um comentário