FM Bom Lugar Ao Vivo

sábado, 19 de março de 2011

Deputados concordam com o fim da reeleição

Deputados concordam com o fim da reeleição



fonte: diário do nordeste/Fortaleza/CE - 19/3/2011

Proposta foi aprovada pela comissão especial da reforma política no Senado Federal, mas ainda não é definitiva

Os deputados na Assembleia Legislativa comemoraram a decisão da comissão especial da reforma política no Senado que aprovou, na última quinta-feira, o fim da reeleição e apenas um mandato de cinco anos para presidente da República, governadores e prefeitos. Para alguns parlamentares, a mudança será bem-vinda, pois significará um avanço para a democracia.

O deputado Heitor Férrer (PDT) argumenta que a reeleição leva muitos governantes a utilizarem a máquina pública a fim de tentarem continuar no poder para mais um mandato. "Quando um governante se elege, no primeiro dia do primeiro mandato ele já está pensando no primeiro dia do segundo mandato, e para isso, ele pensa na utilização de tudo que é público para lograr êxito no processo de reeleição", analisa.

O deputado Augustinho Moreira (PV) parabenizou a atitude da comissão do Senado, apontando que é sempre no segundo mandato que começam a aparecer "roubalheiras". "Porque o gestor já sabe que está próximo do fim e precisa sair dali com algum patrimônio".

Reeleição

Já o deputado Francisco Pinheiro (PT), apesar de concordar com a alteração proposta pelo Senado, avalia que cinco anos é pouco tempo para um governo realizar tudo que planeja. A exemplo de países Europeus, na concepção do parlamentar, seis anos seriam suficientes. Contudo, ressalta que o fim da reeleição seria um progresso para a democracia.
Apesar de comemorar essa iniciativa da comissão especial da reforma política no Senado, o deputado Tin Gomes (PHS) acha que os senadores estão começando a discutir a reforma do fim para o começo, pois argumenta que hoje o que poderia estar na pauta dessa comissão eram outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário