FM Bom Lugar Ao Vivo

segunda-feira, 11 de abril de 2011



Prefeitos e vices prestigiam primeiro encontro do PR
Políticos expuseram durante o evento os principais
problemas enfrentados em seus municípios

Cerca de 60 prefeitos e vice-prefeitos do Rio Grande do Norte participaram da reunião promovida pelo Partido da República, no Hotel Rifoles, nesta sexta-feira (08). Na ocasião, foram debatidos temas como energias alternativas, educação pública, além dos problemas enfrentados pelos municípios.
A crise financeira das cidades do interior esquentou as discussões. O presidente do PR no Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia, fez questão de citar logo no início a reforma política e a necessidade de os políticos se adaptarem ao novo sistema. “Vários partidos têm simpatia com a reforma política e é preciso pensar nisso”, disse. Em seguida, os participantes expuseram sobre os problemas enfrentados. O primeiro a falar foi o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que chamou atenção para as dificuldades financeiras enfrentadas. “Hoje o que os municípios recebem representam apenas 14,5% de sua necessidade”.
Na opinião do prefeito de Florânia, Sinval Salomão, a falta de indignação dos chefes do executivo municipal só tem colaborado para que a situação não mude. “Falta indignação e motivação para que a gente possa mudar essa realidade”, afirmou. Já o prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra (PSB) expressou que “dois pontos são essenciais para discutirmos: o primeiro é que o Congresso aprovou a distribuição dos royalties, mas o presidente vetou. Temos que pressionar o presidente da Câmara e colocar este assunto em votação novamente. Outro ponto importante é o piso salarial dos professores, que precisa aumentar, no entanto os municípios não podem arcar com todas as responsabilidades. Só três municípios em todo o Brasil estão conseguindo seguir as exigências do Ministério Público”.
O prefeito de Santa Cruz, Péricles Faria, abordou a questão da saúde pública. “Para aliviar o trabalho do Samu surgiu o consórcio público, que foi aprovado em 132 municípios para melhorar a saúde e outros problemas. Nós prometemos uma saúde de qualidade, porém, não estamos aptos a prestar um bom serviço. Precisamos pressionar a União para melhorarmos, nos unirmos e lutarmos pelos nossos municípios”, defende.
O evento contou ainda com a presença do deputado estadual George Soares (PR). O primeiro encontro promovido pelo PR em 2011 gerou satisfação do presidente da legenda, o deputado João Maia, por contar com a participação em peso dos prefeitos e vices. Para ele, isso demonstra o comprometimento dos que fazem o PR e a valorização desses encontros realizados durante o ano. Os próximos estão previstos para 29 de abril, 13 e 27 de maio, e o último Grande Encontro Estadual será em agosto. Os eventos sempre  acontecerão em Natal, no Hotel Rifoles, em Ponta Negra. Os aliados do PR estão unidos para o encontro dos prefeitos que vai acontecer em Brasília, no próximo mês de maio.

 Fotos: Edson Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário