FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 21 de abril de 2011

DIA 21 DE ABRIL - O QUE COMERAMOS?


No nosso amado Brasil, hoje comeramos o dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José ( hoje Tiradentes) e São João del Rei, Minas Gerais. Seu pai era um pequeno fazendeiro. Tiradentes não fez estudos das primeiras letras de modo regular. Ficou órfão aos 11 anos; foi mascate, pesquisou minerais, foi médico prático. Tornou-se também conhecido, na sua época, na então capitania, por sua habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo, com grande arte. Sobre sua vida militar, sabe-se que pertenceu ao Regimento de Dragões de Minas Gerais. Ficou no posto de alferes, comandando uma patrulha de ronda do mato, prendendo ladrões e assassinos.
O governador de Minas Gerais, Visconde de Barbacena, resolveu lançar a derrama, nome que se dava à cobrança dos impostos. Por isso, os conspiradores combinaram que a revolução deveria irromper no dia em que fossem cobrados esses impostos. Desse modo, o descontentamento do povo, provocado pela derrama, tornaria vitorioso o movimento.
A conjuração começou a ser preparada. Militares, escritores de renome, poetas famosos, magistrados e sacerdotes tomaram parte nos planos de rebelião. Os conspiradores pretendiam proclamar uma república, com a abolição imediata da escravatura, procedendo à construção de uma universidade, ao desenvolvimento da educação para o povo, além de outras reformas sociais de interesse para a coletividade.
Uma das primeiras figuras da Inconfidência foi Tiradentes. O movimento revolucionário ficou apenas em teoria, pois não chegou a se realizar. Em março de 1789, o coronel Joaquim Silvério dos Reis, que se fingia amigo e companheiro, traiu-os, denunciando o movimento ao governador.
Tiradentes achava-se , nessa ocasião no Rio de Janeiro. Percebendo que estava sendo vigiado, procurou esconder-se numa casa da rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, sendo ali preso. O processo durou 3 anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros conjurados. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes.
Tiradentes foi enforcado a 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, arrasaram a casa em que morava e declararam infames os seus descendentes. fonte:Enciclopédia Ilustrada do Ensino Primário. 1973.
Curiosidade:
Por que ele era chamado Tiradentes?
Tiradentes trabalhou como dentista, após aprender essa profissão com seu padrinho, que era cirurgião-dentista. Mas o curioso é que, apesar do apelido, ele não gostava de arrancar dentes e preferia prevenir os pacientes para que os dentes fossem conservados. Ele foi um dentista inovador, pois implantava dentes esculpidos por ele mesmo, usando suas habilidades de joalheiro.

Tiradentes, como ficou registrado na história foi o maior mártir da nossa independência, mas o seu assassinato, foi também um marco da injustiça cometida em nome do Estado, onde o Direito, a Democracia e a Justiça muitas vezes e naquele caso em particular foram sacrificadas, não em defesa do povo, mas dos que estão no poder que usam de subterfugios para a sua permanência no domínio do Estado. Falhou a aplicação do Direito para com Tiradentes, uma vez que se sobressaiu no caso a máxima popular " a corda s[o arrebenta do lado mais fraco" e por ser de família de poucas posses, foi Joaquim José da Silva Xavier o escolhido pelo Estado para servir de "exemplo" aos que queriam a independência do Brasil, exemplo duplamente identificado, por um lado foi e é Tiradentes um exemplo de perseverança e de amor ao que acredita; também foi exemplo usado pelo Governo para dizer: " ete é o resultado para aqueles que se opõem ao poder", desta falhoui a Justiça para que se tivesse realmente um Estado Democrático de Direito.(texto nosso).   


Outro grande personagem da nossa história também faleceu nesta data, foi o primeiro presidente civil eleito depois do golpe militar de 1964- Tancredo Neves era um exímio negociador e estrategista político, além de grande estadista. dizia-nos ele:
"Se todos quisermos - dizía-nos Tiradentes, aquele herói enlouquecido de esperança - poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la." (Tancredo Neves).
Esses e muitos outros grandes vultos da nossa história estão aos poucos desaparecendo dos bancos escolares, apesar de serem citados nos livros de história, pouca ou nenhuma alusão mais aprofundada é dada aos nossos mártires, àqueles que contribuíram positivamente para o crescimento dessa grande pátria Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário