FM Bom Lugar Ao Vivo

sábado, 9 de abril de 2011

O DIA HOJE COMEÇA COM CHUVA, PARA ALEGRIA DO SERTANEJO



Desde cedo que em nossa querida Malhada Vermelha, as chuvas chegaram e o "tempo" preparado é de que isto ocorra durante todo o dia. contrariando as previsões dos meteorologistas, que previam no mês de março enchentes e alagamentos em várias cidades do alto oeste, as chuvas neste mês não ocorreram, ou apareceram em pequenas faixas e com baixos indices pluviométricos. No entanto, o sertanejo em sua sabedoria milenar já previa um fraco "inverno" e pouca ou nenhuma chuva em março, face ao dia de São José não ter ocorrido chuvas.
Quando falamos em sabedoria do sertanejo, lembramos que na noite de quinta feira, em frente a Faculdade Evolução, conversavamos com seu Erasmo - vigia - da faculdade e ele nos dizia que mora vizinho a um senhor de 92 anos de idade, e que o mesmo dá todas as previsões da chuvas, baseando-se nos fenômenos da natureza, que vão desde a formação da "barra" no "nascimento" do sol, até o comportamento da rolinha "caldo de feijão", e nos relata seu Erasmo que este senhor não erra uma previsão, seria bom a ciência fazer parceria com a sabedoria popular, para não provocar alardes como acontecera este ano. Mas sabemos que alguns município sofreram com enchentes, como é o caso de Jucurutu, mas por lá passa um rio quase dentro da cidade.
E, como não poderia ser diferente, são só previsões científicas contra as pré - visões sertanejas. Você escolhe quem está com a razão e com o máximo de acertos.
O certo é que as nuvens continuam "carregadas" e esperamos mais chuva durante o dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário