FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Erros do algodão são cometidos no caju - O Ceará foi pioneiro e forte produtor de culturas que poderiam ter tido maior relevância para o Estado, não fosse a falta de organização mercantil, argumenta o especialista em políticas agrícola, Yoshio Namekata

A notícia acima não é de nosso Blog, é do Jornal O POVO no dia 23 Nov 2009 - 02h25min

Vale a pena ler, pois o Dr. Yoshio, já previa em 2009 o que viria acontecer com o produtor

Veja abaixo e para ver na íntegra (Clique aqui)

__________________________________________________________________________________________________

...Yoshio afirma que a cajucultura não deve em curto prazo trilhar o mesmo caminho, por exemplo, do algodão e da carnaúba, que perderam fortemente mercado e ``sumiram``. Contudo, explica que o setor comete erros semelhantes e que toda atividade que não é lucrativa tende a acabar....

Caju sustentável

Caju é uma atividade sustentável incrível. Não vai acabar. Sempre existiu aqui e vai continuar existindo. É uma cultura que está adaptava ao clima daqui. Temos todo o material genético. A Embrapa é dona da maior tecnologia biológica da cajucultura no mundo. Isso é a coisa mais importante que nós temos.

Porque a cajucultura vem se arrastando dessa forma? É um problema de organização de mercado, porque nós fomos o único produtor mundial durante muitos anos, mas a gente não está conseguindo organizar o mercado. Os exportadores não têm prejuízo. Esse produtor que não exporta é que está lascado.

Existe o que se chama de dualismo. Tem o lado sustentável e o lado não sustentável. O pequeno produtor é não sustentável. Mas o exportador está muito bem. Pelo menos há uns vinte anos está assim. É uma "crise sustentável".

Teria que ter uma política setorial mais séria. Não deixar só na mão dos empresários. Se não existe lucro. A atividade é fadada ao desaparecimento.



PARABÉNS DR. YOSHIO
fonte:www.souprodutordecaju.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário