FM Bom Lugar Ao Vivo

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

PRÉ JULGAR OU JULGAR. A QUEM COMPETE?

A comum escutarmos pessoas, com pré conceitos e promovendo pre julgamentos diante de fatos que têm pouco ou nenhum conhecimento do que está ocorrendo em sua volta. Isto ocorre com uma criança que comete um ato de conduta duvidosa, e logo julgam os país, sem ao menos saber se realemente aconteceu como foi comentado. Isto também acontece diante defatos corriqueiros do nosso dia a dia, onde muitas vezes julgamos e condenamos pessoas sem termos o devido conhimento de causa.
Tenho aprendido nos meus poucos meses de estudante de Direito, que ninguém é passível de punição sem que haja provas cabais ao seu condenamento. Julgamos um jogador de futebol por perder um gol, julgamos um aluno por faltar a aula, julgamos uma mãe ou um pai por impor limites aos seus filhos, enfim, julgamos e condenamos tudo e todos, sem no entanto nos lembrarmos que dessa forma também seremos julgados.
O orai e vigiai é uma sábia lição, assim como a lei máxima da física e de toda a nossa vida "a toda ação, corresponde uma reação", nossa sabedoria popular traduz isto na linguagem acessível do nosso sertanejo "quem com ferro fere, com ferro será ferido". Que atire a primeira pedra quem nunca errou.
Até quando o ser humano -alguns felizmente - manterá esta portura de juiz e carrasco, de julgar e condenar? É preciso pararmos e analisarmos, será que o que estou passando hoje, não é fruto de algo que já fiz a alguém? Que direito temos de julgar e condenar uma pessoa sem antes que a justiça dê sua sentença?
Respeitar o próximo, não efetuar pré julgamentos, nem tampouco condenarmos, acredito que assim viveríamos em maior harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário