FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Mais um setor produtivo prejudicado

"A importação do leite em pó estará para a bacia leiteira do RN como o bicudo esteve para o algodão. Vai destruir a produção".

O alerta é do novo Presidente da Anorc - Associação Norteriograndense de Criadores - José Teixeira de Souza Junior, eleito em chapa de consenso e empossado ontem.

Na opinião do Presidente, o momento é de "união entre produtores, industriais, classe política e Governo do Estado para fortalecer o setor e mostrar que é possível, mesmo no ambiente de seca, aumentar a produção de leite".

Ele revela que a Anorc quer estabelecer uma convivência harmoniosa e técnica com o Governo do Estado e pede apoio do Sebrae, da Fiern, da  Faern e de outras entidades, colocando suas equipes para produzir estudos que viabilizem e fortaleçam a bacia leiteira do RN.

"Tenho convicação que é possível um aumento de até 30% na produção de leite do RN, atendendo assim as necessidades do Programa do Leite, que é de 120 mil litros. O preço é importante, mas agora queremos evitar que toda a cadeia produtiva seja destruída pela importação do leite em pó".

Atualmente a produção comprada pelo Governo é de 90 mil litros. 

Além de ameaçar fechar todas as vacarias do RN, a importação tem outra face devastadora: gera emprego na Argentina, de onde vem a maior parte do produto, e reduz no Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário