FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SEMANA DO DOADOR DE SANGUE

Por Redação em 17/11/2012 às 19:21

fonte:jornal Gazeta do Oeste
Hemonorte comemora Semana do Doador de Sangue
Ednilto Neves
É importante que a sociedade reconheça e homenageie quem contribui com a campanha Entre os dias 19 e 23 de novembro, o Hemocentro Dalton Cunha preparou uma programação especial para comemorar a Semana Nacional do Doador de Sangue. Várias atividades serão realizadas com o objetivo de homenagear e mostrar ao doador de sangue o quanto seu gesto se faz importante para o próximo.
Na abertura da programação, marcada para segunda-feira, 19, às 9h30, a enfermeira Márcia Capistrano fará uma palestra sobre a Doação por Aférese - um tipo de doação onde se coleta apenas um componente específico do sangue. Dia 20 (terça-feira), às 10h, Rosali Ramalho Cortez, presidente da ONG Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula óssea do RN (HATMO), faz palestra sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.
Na quinta-feira, 22, a equipe de Serviço Social expõe sobre o Hemonorte e seu papel na sociedade norte-rio-grandense. E no dia 23 (sexta-feira), a partir das 9h, acontece a festa de confraternização do dia Nacional do Doador de Sangue e a oficialização da campanha “Doe Sangue - Carnatal 2012”, que contará com a presença do secretário de Estado da Saúde Pública, Isaú Gerino.
De acordo com Linete Rocha, diretora do Hemonorte, a população precisa se conscientizar que a doação de sangue é um compromisso social. “Doar sangue é antes de tudo, um ato de amor, porque permite aqueles que precisam de sangue manterem-se vivos. É importante que a sociedade reconheça e homenageie aqueles que com um simples gesto de doar sangue contribuem para que o próximo continue vivendo”, ressaltou Linete.

CRITÉRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

· Ter entre 16 e 67 anos;
· Ser saudável;
· Pesar acima de 50 kg;
· Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
· Evitar alimentos gordurosos antes da doação;
· Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
· Apresentar um documento oficial com foto.

Nosso comentário:
Doar não somente sangue, mas órgãos, coisas materiais que não nos serve mais, e.t.c, é um ato de solisariedade e amor.
por Elano Gomes Pinto
Engenheiro Agronômo e Acadêmico de Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário