FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 24 de julho de 2013

REVALIDA JÁ TEM MAIS DE MIL INSCRITOS

24/07/2013 10h21 - Atualizado em 24/07/2013 10h29


Revalida já tem mais de 1 mil médicos



inscritos



Estrangeiros e brasileiros que estudam fora fazem o exame.
Inscrições vão até a próxima terça-feira (30).

Do G1, em São Paulo
O Revalida, exame obrigatório para quem cursou medicina fora do Brasil poder atuar como médico no país, já tem 1.017 inscrições candidatos inscritos. As inscrições vão até a próxima terça-feira (30). A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, durante entrevista coletiva em Brasília nesta terça-feira (23).
Em 2012, 884 pessoas de várias partes do mundo se inscreveram para o Revalida, e apenas 77 (menos de 9%) conseguiram a aprovação no exame.A avaliação é feita tanto por brasileiros que cursaram medicina fora do país quanto por estrangeiros que querem trabalhar no Brasil. Enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país. Se um médico for reprovado no Revalida, ele pode se inscrever para fazer o exame do ano seguinte.
O Brasil respondeu pela grande maioria dos inscritos (560), mas apenas 7% dos candidatos foram aprovados. O país ficou na sexta colocação no ranking de índices de aprovação. Os países que obtiveram o maior êxito neste quesito foram Venezuela (27%) e Cuba (25%), apesar de o número absoluto de inscritos ter sido pequeno. Nenhum candidato com nacionalidade de países da Ásia, África ou América do Norte conseguiu passar na prova do MEC.
O Revalida cobra habilidades e competências das cinco grandes áreas da medicina: cirurgia; medicina de família e comunidade; pediatria; ginecologia-obstetrícia e clínica médica. Há níveis de desempenho esperados para as habilidades específicas de cada área.
O exame é aplicado em duas etapas: avaliação escrita, composta por uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha, e uma prova discursiva. Numa segunda etapa, é realizada a avaliação de habilidades clínicas
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário