FM Bom Lugar Ao Vivo

quinta-feira, 25 de julho de 2013

TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER JÁ EM MOSSORÓ

Por Saulo Vale da Redação em 24/07/2013 às 21:04
Emoção marca início de serviço de Radioterapia
Ednilto Neves
Médicos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer explicam serviços do Hospital da Solidariedade
O primeiro serviço de Radioterapia de Mossoró foi realizado ontem, 24, no Hospital da Solidariedade, com a presença de pacientes, populares, políticos da cidade e médicos da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC).
O Hospital da Solidariedade conta agora com o serviço de radioterapia e equipamentos de última geração. Dentre eles, se destaca o Acelerador Linear, o primeiro totalmente digital do Rio Grande do Norte, além do aparelho de radiocirurgia.
A LMECC já oferecia diversos serviços, como psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, dentre outras, porém, com a chegada do serviço de radioterapia, os pacientes não precisarão mais se deslocar para Natal ou Fortaleza para realizar os procedimentos necessários. Além dos modernos equipamentos, o Hospital da Solidariedade também dispõe de softwares que darão maior tranquilidade ao médico para tratar o paciente durante todo o tratamento. "O nosso objetivo é usar alta tecnologia para aprimorar os serviços", explicou o médico Eider Lima da Silva.
Em entrevista coletiva à imprensa, os médicos falaram da emoção em ver um sonho concretizado, depois de muitos anos de luta e dedicação.
O médico Geison Freire, responsável técnico, explicou a importância do serviço na cidade. "A radioterapia vem preencher uma lacuna que faltava na cidade de Mossoró", disse o médico emocionado.
Oncologista e responsável pelo Hospital da Solidariedade, José Cure de Medeiros, se emocionou durante todo o momento do discurso que fez à imprensa. "O dia para mim é inesquecível. Este dia é marcante tanto para médicos, quanto para pacientes e população de Mossoró e região Oeste. Temos aqui um tratamento de 1º mundo contra o câncer. A sociedade se uniu e fez disso um grande serviço", disse.
Cure ainda aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes e também aos que não puderam comparecer. "Muito obrigado de coração a todos que colaboraram, direta ou indiretamente, pela concretização de mais um sonho", destacou. "Agora, os pacientes não precisarão mais sair da cidade, nas ambulâncias, deixarem os filhos só, correrem risco nas estradas. Eles poderão fazer aqui mesmo, na cidade", destacou. "Quando o povo quer, reivindica, vai atrás, o povo consegue. Isso aqui é fruto da solidariedade, do amor e da abnegação de milhares de pessoas. Essa minha força surgiu do voluntariado, que dá aquilo que não se compra nem se vende. Os pacientes são a causa maior", finalizou.
Iranice Santos está em tratamento há cinco anos. Ela precisava viajar constantemente a Natal para poder fazer o tratamento completo. "Sempre tinha que ir a Natal para fazer o tratamento. Todas as vezes ia com o coração partido. Hoje, fico feliz, realizado. O serviço de radioterapia em Mossoró é tudo em minha vida. Estou muito feliz!", diz a paciente emocionada.
Irene Maria dos Santos é dona de casa, fez seis sessões de quimioterapia. Apesar de não precisar de fazer mais o tratamento, ela confessou emocionada: "Apesar de não ter precisado do serviço de radioterapia, fico emocionada ao ver esse sonho realizado".
Fausta Máxima Neta também fez questão de destacar a sua alegria ao ver os serviços em pleno funcionamento. "Me sinto feliz! O sonho do mossoroense hoje virou realidade", disse Fausta, emocionada.
A área de abrangência do Hospital da Solidariedade é de 64 municípios e 814 mil pessoas. Mossoró agora passa a contar com o serviço completo para o combate ao câncer, uma luta travada há anos por uma comissão formada pelo médico Cure de Medeiros.
A abertura do hospital teve como parceiros a Prefeitura de Mossoró, o Governo do Estado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a doação de empresários e de diversos voluntários.

A LUTA CONTINUA!
O médico Cure de Medeiros, chanceler da LMECC, destacou que o Hospital da Solidariedade continua precisando de doações de qualquer valor. Uma moeda, diz ele, por mais simples que possa parecer o valor, faz toda diferença. Hoje, o hospital está equipado, mas a luta por mais recursos, para manutenção dos serviços, continua.
Cure faz um apelo à população: "Quero pedir a todos que continuem contribuindo para a manutenção desta obra. Temos que terminar de pagar algumas máquinas. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está precisando de recursos", disse.
A liga realiza a campanha "Uma moedinha faz toda diferença". São diversas caixinhas que ficam nas lojas, supermercados e demais estabelecimentos comerciais em que as pessoas podem contribuir com qualquer tipo de valor.
Iranice Veras, que está em tratamento há cinco anos, reforça o pedido do médico Cure de Medeiros. "Não deixem de contribuir, de ajudar. Nós precisamos da ajuda de todos para que a manutenção deste hospital seja garantida". Ela também faz um apelo à classe política do Estado. "Peço que os políticos de todo o Estado se sensibilizem com esse pedido. Avançamos muito, hoje temos uma estrutura boa, de primeiro mundo, mas precisamos que as ajudas continuem", disse a paciente.

FONTE: www.gazetadooeste.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário