FM Bom Lugar Ao Vivo

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

JUSTO RECONHECIMENTO

28/08/2013 12:10

PEC do Soldado da Borracha deverá ser votada no mês que vem, diz presidente

Proposta concede aos seringueiros forçados a produzir borracha na Segunda Guerra benefícios semelhantes aos dos pracinhas brasileiros
Rodolfo Stuckert
PEC do Soldado da Borracha deverá ser votada no mês que vem, diz presidente
Henrique Eduardo Alves: "A PEC é um ato de humanidade"
Um grupo de parlamentares que defendem a aprovação da PEC do Soldado da Borracha (556/02) se reniu, nesta quarta-feira, com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para pedir a votação da proposta pelo Plenário. Durante o encontro, o presidente anunciou que pretende incluir o tema na pauta em meados do mês que vem. “A PEC é um ato de humanidade, repleto de simbolismos”, disse o presidente da Câmara.
Soldados da borracha são os trabalhadores que foram convocados para extrair borracha na Amazônia na década de 40 para a produção de material bélico.
Em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses cortaram o fornecimento de borracha para os Estados Unidos. Para obter a borracha necessária à guerra, os Estados Unidos se comprometeram a investir na produção da borracha amazônica, enquanto o Brasil mandaria a mão-de-obra aos seringais.
Por meio da convocação e do recrutamento forçado, o governo brasileiro enviou 60 mil trabalhadores para a extração da borracha nos seringais amazônicos, que receberam a denominação de “soldados da borracha”. A PEC concede a esses trabalhadores direitos semelhantes aos concedidos aos ex-combatentes de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário